ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR

RELATOS, REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Erick Kader Callegaro UFN
  • Giana Weber de Oliveira

Palavras-chave:

ensino superior, ensino remoto, função autônoma, ensino-aprendizagem

Resumo

O presente relato de experiência objetiva reunir duas perspectivas sobre o novo contexto de ensinoaprendizagem da educação superior: um relato sobre a ministração de disciplinas e as consequências das mudanças e modalidade de ensino por meio da visão docente e um relato sobre a mudança da função autônoma por meio da visão discente. Com o processo de adaptação, do modelo presencial ao modelo de ensino remoto, elementos constituintes do ensino são deslocados, postos em situação de dúvida e realocados a outras dimensões, fazendo com que tanto docente quanto discente refletissem e agissem sobre para a efetiva ocorrência da aprendizagem. Partindo de pressupostos teóricos sobre ensino-aprendizagem, o relato discorre sobre organização, interação e avaliação a partir da perspectiva docente e, da perspectiva discente, sobre a abrupta mudança do status da função autônoma do discente, fazendo-o com que o mesmo se tornasse mais autônomo para com sua própria formação. Após os relatos, considerações são apresentadas a partir das experiências empíricas das duas perspectivas, com vistas ao fornecimento de possibilidades de orientação didático-pedagógicas para o ensino remoto. 

Downloads

Publicado

2022-05-12