Edições anteriores

  • Educação pelo mundo em diferentes contextos
    v. 6 n. 6 (2022)

    A Revista Franciscana de Educação propõe a temática na intenção de promover a escrita científica no campo educacional ampliando o compartilhamento do estudo sobre o tema e, essencialmente, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto educacional, seja ele da Educação Básica ou Superior.

    Vivemos em uma sociedade que se expande em todas as direções, quer sejam em âmbito contributivo ao progresso da humanidade e/ou, em específico ao universo da educação. Este avançar denota não existir mais barreiras quando se pensa em romper fronteiras e acessar outros espaços de interação e aprendizagem, vislumbrando novos cenários, em um mundo globalizado.

    O escopo deste tema nos permite olhar para a educação em diversos contextos, desde o contexto educativo, acadêmico da Educação Básica, Superior e em diversos campos epistêmicos.

  • Desafios socioemocionais no contexto educacional: dialogar, acolher e cuidar
    v. 5 n. 5 (2021)

    A Revista Franciscana de Educação, em seu 5º volume, versa sobre “Desafios socioemocionais no contexto educacional: dialogar, acolher e cuidar”, um assunto essencial no âmbito educacional, sobretudo para a reflexão do cenário da pandemia da COVID-19, quando a Educação vive momentos de distanciamento social. Há a necessidade de se construir estratégias e ações pedagógicas que possam somar e potencializar a Educação Básica e Superior, a qual está passando por um momento emergencial devido as excepcionalidades da modalidade de ensino remoto.

    Mesmo antesda pandemia da COVID-19, questões socioemocionais eram acentuadas no espaço escolar, as quais eram desenvolvidas em projetos de vida, extracurriculares e/ou através do suporte psicológico escolar e orientação educacional. Com o a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o tema ganhou outra dinamicidade, que perpassa pelas 10 competências gerais, sendo que desde 2020, as escolas reformularam suas Propostas Político Pedagógicas incorporando aspectos das competências socioemocionais em seus currículos.

  • Ensino, comunicação e linguagem
    v. 4 n. 4 (2020)

    O quarto volume da Revista Franciscanade Educação, em seu primeiro volume na forma Digital, apresenta artigos e relatos científicos que tratam da temática ensino, comunicação e linguagem, que delineia reflexões críticas que perpassam pelo processo da Educação Básica e do Ensino Superior. A abordagem especial do quarto volume da Revista na versão Digital aborda a área das linguagens, a fim de possibilitar ao leitor um maior contato com a diversidade das diferentes expressões linguísticas, discursivas, midiáticas e tecnológicas que englobam o processo educacional e suas imbricações teórico/práticas considerando o trajeto pedagógico inovador e criativo.

  • Capa da terceira edição da Revista Franciscana de Educação.

    Metodologias Ativas e/ou Sustentabilidade
    v. 3 n. 3 (2020)

    A terceira edição da Revista Educação Franciscana traz artigos que versam sobre as metodologias ativas e os mais variados campos de experiências, sejam elas na Educação Básica, sejam no Ensino Superior. Os textos tratam do conceito central de metodologias ativas desde a formação inicial em pedagogia, engajamento discente, práticas inovadoras, elaboração de micro conteúdos, projetos interdisciplinares e transdisciplinares, bem como o uso de metodologias ativas como ferramenta de transformação no contexto educativo.

    Além disso, o contexto ativo também corresponde a diferentes áreas do conhecimento, mobilizando a experiência pedagógica das escolas da Rede Franciscana de Ensino em forma de relatos, os quais promovem o compartilhamento e a integração da Rede.

  • Sustentabilidade
    v. 2 n. 2 (2019)

    Na oportunidade em que se torna público o segundo número da Revista Educação Franciscana, cuja temática versa sobre SUSTENTABILIDADE, enfatiza-se a relevância do tema no quotidiano da vida de cada leitor no fortalecimento de atitudes coletivas, essenciais à sustentabilidade da vida como um todo.

    A proposta educativa franciscana, comprometida com a vida desde os seus primórdios, acredita que educar para a sustentabilidade da vida, apostando na conscientização das gerações presentes, é uma forte possibilidade de romper o paradigma do consumismo que se instalou no mundo moderno.

    A temática da revista também propõe desafiar o leitor ao compromisso diário no cuidado da vida, promovendo o desenvolvimento de hábitos e atitudes sustentáveis no espaço em que atua, no intuito de assegurar a sobrevivência das espécies que constituem a cadeia cósmica. Como franciscanos, há que assegurar, com o aprofundamento da temática, um olhar atento de cada leitor para construir um modo de vida que desperte atitudes de gratuidade e respeito ao mundo criado e ao Criador de todas as coisas.

    A intenção é que este volume contribua com o leitor no sentido de transcender o pensamento utilitário, visando à compreensão da sustentabilidade integral.

  • Sustentabilidade da Vida
    v. 1 n. 1 (2018)

    Educar para a sustentabilidade significa construir e nutrir as aspirações e necessidades da geração atual sem diminuir as chances das gerações futuras. Requer o entendimento de que somos um elo singular da rede da vida. O ser humano é a ponta mais avançada do processo evolutivo e, como portador de consciência, de sensibilidade e de inteligência, deve cuidar e guardar a terra, garantir a continuidade da civilização e vigiar também sobre sua capacidade destrutiva.