OS JOGOS E O ORIGAMI NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA

POSSIBILIDADES DE METODOLOGIAS

Autores

  • Lidiane Maciel Pereira SCALIFRA

Palavras-chave:

matemática, ensino remoto, ensino híbrido, metodologias, tecnologias digitais

Resumo

Este relato aborda as vivências e desafios de uma professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola São Francisco de Assis (ESFA) em Pelotas/RS, apontando possibilidades de metodologias que podem ser adaptadas ao ensino remoto. Com turmas de sétimo e oitavos anos, fez-se dois trabalhos envolvendo as habilidades e competências para tais anos escolares através da confecção de jogos e de Origami. Essa prática indica que o ensino híbrido de Matemática não necessita ser apenas a resolução de listas de exercícios, mas sim que se podem explorar diversas outras metodologias que por vezes, no ensino presencial, são deixados de lado. Percebe-se com essa experiência em tempos de pandemia do Corona vírus (COVID-19) que o ensino híbrido e o uso das tecnologias digitais certamente farão parte da vida escolar nos próximos anos.

Downloads

Publicado

2022-05-12